top of page

O Que é Hidrocefalia de Pressão Normal ?

         A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), também chamada de hidrocefalia crônica do adulto, é uma síndrome causada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro de cavidades no cérebro, conhecidas como ventrículos. Esse aumento de LCR leva a uma dilatação progressiva dos ventrículos, que causa uma tríade (um grupo de três sintomas) neurológica, caracterizada por alteração da marcha, dificuldade de memória e incontinência urinária (escape da urina). Essa desordem geralmente acomete idosos na sétima década de vida e, frequentemente, sem nenhuma causa conhecida (HPN idiopática). Outras vezes, pode ocorrer após traumatismo de crânio, acidente vascular cerebral (AVC), hemorragia no sistema nervoso ou meningites (HPN secundária). 

Quando devo suspeitar de Hidrocefalia de Pressão Normal?

           Além dos sintomas clássicos (tríade), também podem surgir, no decorrer da doença, a falta de equilíbrio, tontura, diminuição da velocidade para caminhar e quedas. Algumas vezes, no início dos sintomas, a falta de equilíbrio é confundida com labirintite. As alterações cognitivas se apresentam como dificuldade da memória, lentificação do pensamento, falta de iniciativa, assemelhando-se a um quadro depressivo e, por último, incontinência urinária (falta de controle da bexiga ou vontade constante de urinar).

            Em fases iniciais da doença, nem sempre todos os sintomas da tríade estão presentes. Além disso, deve existir dilatação ventricular no exame de ressonância magnética de encéfalo ou tomografia computadorizada de crânio.

DILATAÇÃO VENTRICULAR

Exame de Ressonância Magnética de Crânio indicando dilatação ventricular

" Na presença de dilatação ventricular e de pelo menos um dos sintomas da tríade clássica, o diagnóstico de HPN deve ser considerado e uma consulta médica deve ser realizada."

Como é feito o Diagnóstico?

          Além dos sintomas clínicos e do exame de neuroimagem, outros exames complementares devem ser realizados para aumentar a certeza do diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão Normal, sendo o Tap-Test considerado o exame de escolha e também o mais seguro. O teste consiste na retirada de líquido cérebro-espinhal da região lombar através de uma punção lombar.

          Este exame é de grande valor na investigação da hidrocefalia de pressão normal. Quando o teste é positivo, pode não somente confirmar o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal, como também prever quais pacientes terão sucesso no tratamento.

A Hidrocefalia de Pressão Normal tem Cura?

          O principal motivo de não se medir esforços na investigação da HPN é por ser uma das poucas causas de demências que tem chances de regredir os seus sintomas, ou até mesmo ser curada, nos casos de tratamento precoce.

          O tratamento definitivo é cirúrgico, e consiste na colocação de uma válvula que comunica o ventrículo cerebral com a cavidade abdominal para drenar o líquido cérebro-espinhal excedente. Desta forma, esse sistema de drenagem proporciona um equilíbrio da quantidade excessiva de LCR no cérebro.  

Segunda Opinião

         Caso você já tenha recebido o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal, você pode agendar uma consulta para obter uma segunda opinião.

bottom of page