top of page

PAULA LIMA - TERAPEUTA OCUPACIONAL

Graduada em Terapia Ocupacional (2004); Terapeuta ocupacional do Grupo Marista - atuo na Residência Marista (Idosos Marista) - Centro Sul; Terapeuta Ocupacional da Associação Parkinson Paraná de 2009 até 2021. Experiência na área hospitalar (INC_Curitiba), saúde mental (CAPS II), Atendimento em grupo  em Oficinas da Memória, experiência em grupo e individual. Cursos de formação em avaliação e reabilitação na área da  neurologia motora, sensorial, do Adulto e idoso. Cursos de formação em avaliação e reabilitação na área  da neurologia cognitiva funcional do adulto e idoso. Formação em Estimulação Cerebral não Invasiva -Curso de formação de reabilitação: do idoso ao cuidador. Cursos de Confecção órtese em termo moldável de baixa temperatura, Neoprene e adaptações para o dia a dia, curso de órtese em material de baixo custo (Peru- Lima).Curso de extensão  da estimulação física do Idoso  com debilidades. Participação como palestrante, ouvinte em  congressos e jornadas.

TERAPIA OCUPACIONAL
 
“Os profissionais de terapia ocupacional são especialistas em ajudar as pessoas a realizar as ocupações que precisam e desejam realizar todos os dias. Ocupações e atividades são componentes essenciais das intervenções de terapia ocupacional. O desempenho e o envolvimento durante as ocupações e atividades também são resultados importantes da intervenção da terapia ocupacional.” (AOTA,2023)
 
Muito além do que jogos, artesanato ou passatempo, o atendimento de terapia ocupacional  refere-se ao tratamento das tarefas cotidianas e  das ocupações que o ser humano desempenha e que, por deficiência motora, sensorial e/ou de funções cognitivas apresenta  dificuldades  ou deixou de executar.
O profissional avalia com testagem específicas, as funções que envolvem a queixa ocupacional, relatada pelo paciente e/ ou familiar, que podem ocorrer no  âmbito dos cuidados cotidianos básicos, instrumentais, sociais, de lazer e laboral .
“ Ocupações são as atividades que as pessoas realizam todos os dias para dar sentido e propósito à sua vida. As ocupações podem ser feitas sozinho ou com familiares e amigos. As ocupações podem ser realizadas em casa, no trabalho ou na escola e na comunidade.” (AOTA,2023).
Os atendimentos são personalizados de acordo com o potencial, dificuldade e queixa do paciente e familiar.
 
Áreas de atendimento:
 
Avaliação do desempenho ocupacional e reabilitação relacionado com as funções cognitivas  ( memória) e demência  do adulto e do idoso.
Atendimento do desempenho ocupacional  e reabilitação de pessoas  com alterações decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Comprometimento motor de doenças do SNC (Sistema Nervoso Central).
Atendimento do desempenho ocupacional  e reabilitação relacionada com as funções motoras : Doença de Parkinson, Paralisia Supranuclear Progressiva ( PSP) e outros distúrbios do movimento.
Atendimento do desempenho ocupacional do  adulto jovem   com  diagnóstico de AH/SD ( Altas Habilidades/ Super Dotação), Espectro  do Autismo, TDAH ( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
 
 
 
Serviços Ofertados:
 
Atendimento clínico funcional   do adulto e do idoso com alterações  na realização das ocupações decorrentes do comprometimento cognitivo e/ ou  motor.
Avaliação do paciente  e orientação a familiares. Em casos de pessoas que residam em outras cidades ou  que  necessitem de consultoria.
Prevenção de Quedas e Acidentes Domésticos decorrente de alterações cognitivas e motoras, em conjunto com profissional fisioterapeuta.
Serviço de consultorias em residências para idosos e empresas com interesse na inclusão e na melhoria do atendimento a esta população.
Acompanhamento social e passeios terapêuticos.
Orientação e treinamento a familiares e cuidadores.
​ Terapia da Estimulação Cerebral por Neuromodulação Não Invasiva com o método de tDCS.
​Utilização de tecnologias para a reabilitação neuromotora e neurocognitiva para as atividades ocupacionais. 
 
 
 

bottom of page